quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aprenda a fazer uma massagem relaxante

massagem relaxante
Uma massagem suave ajuda o corpo a relaxar e proporciona uma sensação agradável. Quando você aplicar uma ‘massagem, certifique-se de que também estará relaxado. De outro modo, a tensão do seu corpo tornará difícil liberar a tensão do corpo de quem recebe a massagem.
Tire tudo que possa machucar a pessoa em quem “ai fazer a massagem anéis, relógio de pulso ou pulseiras, e veja se as suas unhas estão curtas e aparadas. Antes de começai”, certifique-se de que o compartimento está quente e iluminação reduzida.
Faça a pessoa a quem vai dar a massagens, que deve estar nua ou vestir apenas roupa intima, deitar-sede barriga para cima sobre uma superfície firme e acochoada  por exemplo, um tapete estendido no chão ou um a mesa coberta com um cobertor. Não use a cama, pois o colchão. ao afundar’, absorverá a maior parte da pressão. Se você empregar óleo para bebê ou óleo vegetal para a massagem, aqueça-o primeiro nas suas mãos. Não massageie de modo algum a parte da frente do pescoço. Nunca exerça murra pressão no fundo das costas nem no estômago, nem aplique pressão diretamente sobre a coluna vertebral.

Como fazer massagem na parte de cima do corpo

Comece tamborilando de leve ao rosto com as pontas dos dedos, partindo do centro para os lados e terminando com movimentos circulares nas têmporas. Massageie as faces e o maxilar, Ao longo das sombrancelhas,faça pressão e alivie vária,s vezes. Com as pontas dos dedos, massageie o couro cabeludo com força suficiente para fazer mover a pele.
Depois, segure a cabeça da pessoa, enquanto trabalha os músculos do pescoço com os dedos. Com suavidade, ponha a cabeça da pessoa para baixo e, com uma mão em cada ombro, empurre em direção aos pés. Manipule, amassando, os músculos que correm ao longo da parte superior do ombro. Esta técnica propor- dona um bom efeito relaxante.

Como fazer massagem no tronco

Pouse as suas mãos, de palmas para baixo e polegares unidos, com a parte posterior das palmas logo abaixo da clavícula de quem recebe a massagem. Faça deslizar as mãos para baixo, aplicando pressão média sobre o peito e menos pressão sobre o estômago.
Em seguida, coloque as mãos com os dedos para baixo, num dos lados do corpo, e puxe os músculos para cima, alternando as mãos e aplicando movimentos de amassamento ao longo de toda a parte lateral. Repita do outro lado. finalmente, trabalhe a parte de cima do peito com as pontas dos dedos.

Como fazer massagem nos braços, mãos e pernas

Segure o pulso da pessoa com as duas mãos e aplique um movimento firme e deslizante na direção da axila; leve-a mão que ficou por cima até o ombro. Com ambas as mãos, puxe com orça para baixo, ao longo dos lados do braço e por cima dos dedos.
Com o cotovelo de quem recebe a massagem dobrado e apoiado na superfície o rodei-lhe o pulso com as mãos e puxe até o cotovelo, Volte para trás sem aplicar pressão.
Coro o cotovelo na mesma posição, massageie a parte interna do antebraço com os polegares. Coloque a mão da pessoa sobre o seu ombro e aplique a mesma técnica no braço. Finalmente, agarre-lhe o braço com ambas as mãos e torça-as vigorosamente para trás e para frente ao longo de todo o comprimento. Repita o processo no outro lado.
Massageie a palma de cada mão com os nós dos dedos. Trabalhe as costas da mão e depois a frente com os polegares. Torça suavemente cada um dos dedos, dobrando-os ligeiramente para trás e para a frente, enquanto os massageia da base para o topo.
Faça para as pernas a mesma série de movimentos utilizada para os braços, massageando primeiro de baixo para cima e de novo para baixo a perna inteira, trabalhando em seguida para cima a coxa e depois a perna.
Segurando o joelho com as suas mãos, siga com os polegares o sulco em volta da rótula. Dê pancadinhas leves na rótula com as pontas dos dedos. Depois, aplique movimentos circulares nos lados do osso. Torça as pernas como fez com os braços e trabalhe os pés como fez com as mãos, aplicando mais pressão nos calcanhares.

Como fazer massagem nas costas

A pessoa deve agora deitar-se de barriga paira baixo, com a cabeça dela. Faça movimentos de amassamento nas nádegas; depois, torça os nós dos seus dedos indicadores nas concavidades de cada lado. Faça vibrar toda a área com a parte posterior das palmas das suas mãos.
Aplique um movimento longo e deslizando ao longo das costas, em seguida trabalhe com os polegares os sulcos de cada lado da coluna vertebral. Ao voltar para trás, enterre as pontas dos seus dedos indicador e médio bem fundo nos sulcos. Massageie com movimentos de amassamento os músculos da parte superior das costas e depois esfregue as mãos energicamente sobre elas.
A seguir, deslize as pontas dos dedos sobre todo o corpo e faça batimentos nos músculos com a borda das mãos. Termine a massagem aflorando todo o corpo com as pontas dos dedos.

Como fazer massagem relaxante

1. As massagens no rosto, cabeça e pescoço ajudam a aliviar as dores de cabeça e o cansaço dos olhos. Comece batendo no rosto com as pontas dos dedos e depois massageie delicadamense as têmporas com movimentos circulares.
rosto
2. Bata nas faces com suavidade mas com firmeza e, em seguida, cole as pontas dos dedos, massageie ao longo do osso do maxilar.
rosto-2
3. Com o polegar ao indicador de cada mão, dê pequenos beliscões ao longo das linhas das sobrancelhas.
rosto-3
4. Coloque as suas mãos por trás do pescoço e massageie os músculos deste com movimentos firmes de baixo para cima.
massagem no rosto
5. Coloque as mãos por baixo das cláviculas e faça movimentos deslizantes sobre o peito e o estômago.
massagem no torax
6. Puxe os músculos para cima com uma das mãos e depois com a outra, torcendo-os enquanto trabalha ao longo de cada lado. Depois, com movimentos circulares, trabalhe também volta do peito e do esterno
(à direita).
rosto-8
7. Segure o pulso com as duas mãos e massagaie para cima. Depois puxe para trás com firmeza os lados e os dedos.
rosto-7
8. Segure o pulso firmemente com uma das mãos e com a outra massageia a parte interna do antebraço.
rosto-6
9. Com a pessoa que recebe a massagem deitada de barriga para baixo, massagele as nádegas. Depois, trabalhe com os polegares ao longo dos dois lados da base da coluna vertebral e enterre nos sulcos os dedos indicador e médio.
rosto-9

A meditação acalma a mente: Saiba como

Sente-se confortavelmente em um lugar tranqüilo e preste atenção na respiração. Isso é tudo que você precisa para meditar e esvaziar a mente

Liliane Oraggio
Conteúdo do site BONS FLUIDOS
mulheres meditando
Para afastar os pensamentos negativos com a meditação, não é preciso ser religiiosa, sabia?
Foto: Dreamstime
Quando um turbilhão de pensamentos toma conta da sua cabeça, todos os sentidos se anestesiam. Meditar é o jeito mais simples de estancar essa avalanche de idéias. Para isso, não é preciso ser religioso, ter um mestre exótico ou a habilidade para sentar com as pernas cruzadas de forma estranha.
"Escolha uma posição sentada que seja confortável para você. Pode ser numa poltrona, no chão, na cama, apoiada em travesseiros. Acomode-se e deixe que seus olhos captem a cena ao seu redor antes que se fechem suavemente. Se puder, sorria. Isso ajuda a mente a relaxar. Depois, simplesmente fique sentado. Não faça coisa alguma. Os sons e pensamentos virão e irão ", ensina a psicoterapeuta americana Silvia Boornstein em seu livro Não Faça Nada, Só Fique Sentado (ed. Ágora).
Ela aconselha trinta minutos diários desse exercício simples, que proporciona um estado especial de repouso em alerta, capaz de diminuir o estresse e a ansiedade e aumentar a concentração, a criatividade e a disposição.
O bom fluxo da respiração também é favorecido: "Ela pode ocorrer como ondas de movimentos em seu abdome ou como pressões ao redor do seu tórax, ou ainda como tremulações em suas narinas. Qualquer que seja a forma, fique onde está. Deixe que sua atenção se detenha no movimento da respiração. Quando sua atenção se desviar - e isso vai ocorrer -, traga-a de volta à respiração e fique aí pelo tempo estipulado", aconselha Sylvia.