Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana

Durante o curso os alunos aprenderam como usar plantas medicinais no tratamento de doenças, tiveram aulas de massoterapia, química, fisiologia, anatomia humana entre outras. A formação foi de três anos com  reconhecimento da Secretaria Estadual de Educação.

Ney Silva


A cidade de Feira de Santana formou sua primeira turma de técnicos em naturopatia ou naturologia ( Ciência Natural) neste final de semana. A formatura foi realizada na noite de sábado  ( 10), no auditório do Colégio  Luiz Eduardo Magalhães. Foram diplomados 17 técnicos que participaram do curso promovido pela Escola Técnica de Ciências da Saúde. 

Durante o curso os alunos aprenderam como usar plantas medicinais no tratamento de doenças, tiveram aulas de massoterapia, química, fisiologia, anatomia humana entre outras. A formação foi de três anos com  reconhecimento da Secretaria Estadual de Educação.
O hipnólogo Sérgio Passos que foi um dos formandos destacou que o ser humano é completo, integral e que a visão holística do ser leva o terapeuta a buscar uma formação em terapias complementares.
" Essa formatura vem sim a somar na minha vida profissional e pessoal e tenho certeza que a partir de hoje uma nova etapa se inicia na minha vida", afirmou.

Na opinião dele o mercado de trabalho é bastante promissor principalmente por ser a primeira turma formada em naturologia clínica de Feira de Santana. " Mercado de trabalho não vai faltar porque é promissor e crescente", disse Sérgio.
Esperançosa por uma oportunidade de atuação no mercado de trabalho a massoterapeuta e também formanda Sabrina Sousa informou que o profissional em naturologia pode trabalhar em consultórios próprios ou atuando com ações complementares em  saúde.

Ela lamentou o fato do sistema público de saúde ainda não oportunizar principalmente na Bahia ações dos terapeutas holísticos.
" Acreditamos que esse espaço vai ser preenchido devido a importância hoje do trabalho do naturopata. 
Professora de massoterapia do curso de formação de técnico em naturopatia, Priscila Quintela destacou que a turma foi muito interessada nos últimos  anos de formação do curso. " As pessoas que participaram do curso são mais maduras e tem um visão de vida melhor. Elas reconhecem a importância da naturopatia então se dedicaram mais", afirmou.
O presidente da Associação Baiana de Acupuntura Altimar Ribeiro informou que a entidade vai dar todo apoio aos técnicos em naturopatia. " Esse é um trabalho belíssimo. É uma profissão que vai estar sempre em evidencia porque vem dando um resultado fantástico para a sociedade", afirmou.

Na opinião de Altimar que é professor de terapias orientais, o conceito de ver o ser humano de forma holística ( como um todo), vem avançando muito. " Essas técnicas antigamente eram entendidas como coisas de bruxos, curandeiros entre outras e atualmente somos vistos como terapeutas", afirmou.
O naturopata Mariélio Lima de Sousa que representou a Associação Brasileira de Medicina Tradicional Natural informou que um curso como esse é de grande importância para a sociedade. Segundo ele, a Ata Alma, uma lei da Organização Mundial de Saúde dá  direito as pessoas escolherem o tratamento que quiser.

Mariélio disse também que a portaria 971 do Ministério da Saúde incentiva que os governos estaduais coloquem a disposição da sociedade a medicina natural.Ele informou que esse curso foi único em Feira de Santana e que a partir de agora os profissionais estão aptos para atuarem.
A empresária Noêmia Santiago Pinheiro de Oliveira responsável pela Escola Técnica de Ciências da Saúde que promoveu o curso, mostrava-se muito feliz pela formação da primeira turma de técnicos em naturopatia. 

Ela destacou que boa parte dos formando já atuavam no mercado porque eram alto didatas e outros participaram de cursos lives. Mas, preocupados no exercício da profissão fizeram o curso e agora estão habilitados para trabalhar.

Comentários

  1. Pessoal, tenho enorme vontade de cursar Naturologia, poderiam informar aqui em Salvador onde posso encontrar uma faculdade que tenha o curso? meu email: verissimo.cintia@gmail.com Agradeço

    ResponderExcluir
  2. Eu sou de Sergipe e também gostaria de informações a esse respeito.
    etavares33@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu também gostaria muito de algumas informações sobre curso em Salvador.
    Muito obrigada.
    sgiulia.86@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    meu nome é Rui, tenho interesse em fazer o Curso de Naturologia Clinica. Onde encontro aqui em Salvador-Ba.
    rui.aguia@yahoo.com.br
    (71)8747-2035

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Paulo, estou comercializando Produtos Naturais e Suplementos Alimentares. Vendo um Kit Alimentos, c 06 (seis) produtos, alguns deles estão entre os melhores alimentos do mundo, segundo a OMS. Tenho interesse em fazer um Curso de Naturopatia.Em Salvador existe? paulomorais.alim.naturais@gmail.com
    71 99936.7001

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é André Bandeira, tenho interesse em fazer o Curso de Naturopatia, moro em Salvador/Bahia, onde encontro? Aguardo resposta. Grato!
    Email: andre_art1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ PROMOVE MAIS UMA AÇÃO SOCIAL

Pacientes do Caps AD são atendidos com terapias integrativas