Projeto Terapias Holísticas Integradas atende comunidade do Gabriela

Ney Silva
Convidados pelas coordenações dos PSFs 1 e 2 do bairro Gabriela em Feira de Santana, o terapeuta Ney Silva e a terapeuta Miralva Alexandre participaram  de uma Feira de Saúde na tarde de hoje (06). Eles atenderam profissionais de saúde e pessoas da comunidade aplicando terapias holísticas no posto do Programa Saúde da Família (PSF 1), local do evento.
O projeto denominado Terapias Holísticas Integradas  conta com a inclusão da massoterapeuta Sabrina Sousa e da terapeuta em Reiki e Quelação Miralva Alexandre. Cerca de 20 pessoas receberam terapias de Toque  Vibracional como Reiki, Quelação, Canais de Luz e Hipnose.
A enfermeira Maria Elza Pereira Costa que trabalha no PSF1, aprovou o projeto. Ela submeteu-se a uma sessão de hipnose e confirmou ter relaxado bastante. " Achei muito bom e a população adorou. É um trabalho muito bonito que deveria ser feito mais vezes", afirmou.
Na opinião dela a aplicação dessas terapias deveria ser realizada mais vezes nas unidades de saúde como complemento ao tratamento médico. " As pessoas precisam se desestressar", disse Elza.
A enfermeira tem toda razão. Por ser idealizador do projeto tenho observado que o estado da Bahia está atrasadíssimo na implementação dessas terapias integrativas na rede pública de saúde.
Em recente visita ao Hospital Geral Cleriston Andrade, o secretário de saúde Jorge Solla, descobriu que cerca de 30 por cento dos servidores estão sem trabalhar devido o estresse, ansiedade, depressão entre outras doenças. Essa situação  preocupa a SESAB e a única maneira de resolver esse problema é desenvolvendo terapias holísticas na saúde, fato que não é avaliado.
Ocorre que  prefeituras municipais também não  querem investir na saúde coletiva. O projeto Humaniza Sus do Governo Federal não vem prosperando também por falta de visão holística dos governantes.
Mas nem tudo está ruim nesse campo holístico. Na Bahia por exemplo, o Hospital Santa Isabel em Salvador melhorou bastante a sua qualidade de atendimento as crianças e adolescentes com câncer depois que capacitou 18 pessoas entre médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham na unidade de oncologia infantil. 
Nesse blog você pode ler ampla reportagem sobre as terapias holísticas que vem crescendo em centros de saúde, hospitais e universidades do Brasil e do Mundo. Vai demorar bastante, mas só quando o governo federal acordar e obrigar através de lei a inclusão dessas terapias na saúde é que verdadeiramente as pessoas vão melhorar sua qualidade de vida sendo tratadas de forma holística.


Confira mais fotos do Projeto Terapias Holísticas Integradas:












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ PROMOVE MAIS UMA AÇÃO SOCIAL

Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana

Pacientes do Caps AD são atendidos com terapias integrativas