sábado, 6 de agosto de 2011

Projeto Terapias Holísticas Integradas atende comunidade do Gabriela

Ney Silva
Convidados pelas coordenações dos PSFs 1 e 2 do bairro Gabriela em Feira de Santana, o terapeuta Ney Silva e a terapeuta Miralva Alexandre participaram  de uma Feira de Saúde na tarde de hoje (06). Eles atenderam profissionais de saúde e pessoas da comunidade aplicando terapias holísticas no posto do Programa Saúde da Família (PSF 1), local do evento.
O projeto denominado Terapias Holísticas Integradas  conta com a inclusão da massoterapeuta Sabrina Sousa e da terapeuta em Reiki e Quelação Miralva Alexandre. Cerca de 20 pessoas receberam terapias de Toque  Vibracional como Reiki, Quelação, Canais de Luz e Hipnose.
A enfermeira Maria Elza Pereira Costa que trabalha no PSF1, aprovou o projeto. Ela submeteu-se a uma sessão de hipnose e confirmou ter relaxado bastante. " Achei muito bom e a população adorou. É um trabalho muito bonito que deveria ser feito mais vezes", afirmou.
Na opinião dela a aplicação dessas terapias deveria ser realizada mais vezes nas unidades de saúde como complemento ao tratamento médico. " As pessoas precisam se desestressar", disse Elza.
A enfermeira tem toda razão. Por ser idealizador do projeto tenho observado que o estado da Bahia está atrasadíssimo na implementação dessas terapias integrativas na rede pública de saúde.
Em recente visita ao Hospital Geral Cleriston Andrade, o secretário de saúde Jorge Solla, descobriu que cerca de 30 por cento dos servidores estão sem trabalhar devido o estresse, ansiedade, depressão entre outras doenças. Essa situação  preocupa a SESAB e a única maneira de resolver esse problema é desenvolvendo terapias holísticas na saúde, fato que não é avaliado.
Ocorre que  prefeituras municipais também não  querem investir na saúde coletiva. O projeto Humaniza Sus do Governo Federal não vem prosperando também por falta de visão holística dos governantes.
Mas nem tudo está ruim nesse campo holístico. Na Bahia por exemplo, o Hospital Santa Isabel em Salvador melhorou bastante a sua qualidade de atendimento as crianças e adolescentes com câncer depois que capacitou 18 pessoas entre médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham na unidade de oncologia infantil. 
Nesse blog você pode ler ampla reportagem sobre as terapias holísticas que vem crescendo em centros de saúde, hospitais e universidades do Brasil e do Mundo. Vai demorar bastante, mas só quando o governo federal acordar e obrigar através de lei a inclusão dessas terapias na saúde é que verdadeiramente as pessoas vão melhorar sua qualidade de vida sendo tratadas de forma holística.


Confira mais fotos do Projeto Terapias Holísticas Integradas:












Nenhum comentário:

Postar um comentário