A meditação acalma a mente: Saiba como

Sente-se confortavelmente em um lugar tranqüilo e preste atenção na respiração. Isso é tudo que você precisa para meditar e esvaziar a mente

Liliane Oraggio
Conteúdo do site BONS FLUIDOS
mulheres meditando
Para afastar os pensamentos negativos com a meditação, não é preciso ser religiiosa, sabia?
Foto: Dreamstime
Quando um turbilhão de pensamentos toma conta da sua cabeça, todos os sentidos se anestesiam. Meditar é o jeito mais simples de estancar essa avalanche de idéias. Para isso, não é preciso ser religioso, ter um mestre exótico ou a habilidade para sentar com as pernas cruzadas de forma estranha.
"Escolha uma posição sentada que seja confortável para você. Pode ser numa poltrona, no chão, na cama, apoiada em travesseiros. Acomode-se e deixe que seus olhos captem a cena ao seu redor antes que se fechem suavemente. Se puder, sorria. Isso ajuda a mente a relaxar. Depois, simplesmente fique sentado. Não faça coisa alguma. Os sons e pensamentos virão e irão ", ensina a psicoterapeuta americana Silvia Boornstein em seu livro Não Faça Nada, Só Fique Sentado (ed. Ágora).
Ela aconselha trinta minutos diários desse exercício simples, que proporciona um estado especial de repouso em alerta, capaz de diminuir o estresse e a ansiedade e aumentar a concentração, a criatividade e a disposição.
O bom fluxo da respiração também é favorecido: "Ela pode ocorrer como ondas de movimentos em seu abdome ou como pressões ao redor do seu tórax, ou ainda como tremulações em suas narinas. Qualquer que seja a forma, fique onde está. Deixe que sua atenção se detenha no movimento da respiração. Quando sua atenção se desviar - e isso vai ocorrer -, traga-a de volta à respiração e fique aí pelo tempo estipulado", aconselha Sylvia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ PROMOVE MAIS UMA AÇÃO SOCIAL

Pacientes do Caps AD são atendidos com terapias integrativas

Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana