Projeto Terapias Holísticas Integradas é apresentado em Policlínica


Ney Silva

O projeto Terapias Holísticas Integradas idealizado em Feira de Santana pelo radialista e terapeuta Ney Silva com objetivo de atender profissionais de saúde e pessoas da comunidade garantindo uma melhor qualidade de vida, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (26), aos profissionais de saúde e estudantes de medicina que atuam na policlinica do conjunto George Américo.

Além dos profissionais de saúde, pessoas da comunidade que procuraram a policlinica foram beneficiadas com as ações do projeto. Os estudantes de medicina da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), receberam orientações da professora e médica homeopata Célia Maria Carneiro que é defensora da introdução das terapias holísticas nos serviços de saúde.

O terapeuta Ney Silva explicou os beneficios das terapias bioenergéticas e de como esses procedimentos podem ser incluídos em unidades de saúde e em hospitais. É bom lembrar que a OMS (Organização Mundial da Saúde), já recomenda a inclusão dessas terapias para complementar o atendimento médico.No Brasil, desde 2006 o Ministério da Saúde baixou uma portaria reconhecendo as terapias como serviços importantes e até autorizou que a Acupuntura pudesse ser remunerada com recursos do Sistema ùnico de Saúde.

 Na Bahia, o governo do estado não dá a menor importância as terapias holísticas. Essa inobservância governamental é seguida pelas prefeituras que se investissem teriam muito mais resultados com a chamada humanização da saúde, idéia falida que só ficou no discurso.
A ação terapêutica na policlínica do George Américo teve ainda a participação da técnica de enfermagem a massoterapeuta Alda Pinho. Ela está iniciando estudos e se preparando para atuar como terapeuta holística.
A enfermeira Priscila Vinhas, que estava de plantão também foi beneficiada com os procedimentos. Ela se sentia muito cansada depois de um dia de trabalho na policlinica e recebeu uma sessão de Reiki seguida de uma massagens relaxante.Vários pacientes com dores diversas após seram atendidos pela equipe de plantão procuraram o serviço e sairam satisfeitos.

A coordenadora da policlinica Carmem Novaes reconheceu a importância das terapias holísticas e disse que vai defender a inclusão delas nos serviços de saúde. Ela também foi atendida e se sentiu muito bem.
O projeto Terapias Holísticas Integradas tem a participação das terapeutas Sabrina Ribeiro, Sandra Pimentel, Hilneide Araújo, Miralva Alexandre, Rita Cristina, da técnica de enfermagem e massoterapeuta Alda Pinho, do terapeuta Flávio Lima e a coordenação do terapeuta Ney Silva.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ PROMOVE MAIS UMA AÇÃO SOCIAL

Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana

Pacientes do Caps AD são atendidos com terapias integrativas