PROJETO TERAPIAS HOLÍSTICAS INTEGRADAS


CANAIS DE LUZ- Desenvolvida na Suissa pela terapeuta Trudi Thali, a Terapia dos Canais de Luz é pouco conhecida no Brasil. É uma terapia holística( trabalha o ser humano como um todo) semelhante ao Reiki. Baseia-se nos fundamentos do principio da vida de acordo com a MTC-Medicina Tradicional Chinesa da existência das polaridades opostas Yin-Yang e estimula os 12 principais meridianos da acupuntura.

Sem usar agulhas ou quaisquer outros instrumentos, mas apenas as mãos, é capaz de equilibrar os centros de energia (Chakras), reforçar o sistema imunológico, reduzir e até eliminar estresse, irritabilidade e melhorar a qualidade de vida.
 
Vantagens
Estamos vivendo em um mundo cada vez mais competitivo, cheio de barulho, pessoas estressadas e visam-se somente os lucros. Além disso, a medicina alopática é alvo de questionamentos por atender o paciente apenas na observação do corpo físico. Sem falar que os medicamentos sintéticos cada vez mais avançados tem efeitos danosos á saúde. 
Em todo o planeta aumenta a procura por terapias complementares que no Brasil são denominadas de terapias integrativas. O Ministério da Saúde desde 2006 baixou uma portaria reconhecendo essas terapias e autorizando que três delas ( Homeopatia, Acupuntura e tratamento com águas termais) possam ser remuneradas com recursos do Sus - Sistema Único de Saúde.
REIKI-O método Reiki é um sistema natural de harmonização de equilíbrio e reposição energética para manter ou recuperar a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um método para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.
Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho) nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui. Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, à essência energética cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida.
A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a energia universal e a nossa energia física. Ocorre depois da sintonização ou iniciação, feita por um mestre habilitado. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortadora vinda de Deus, do Criador. Vem do macrocosmo para o microcosmo.

Todos nós temos acesso à energia Reiki. Utilizá-la é nosso direito inato. A energia Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade para o iniciado crescer e transformar-se. É uma energia de paz e libertação com a qual o Criador abençoa o planeta. Ajuda a deter a violência e tendências autodestrutivas. É um poderoso antídoto contra o cigarro, o alcoolismo e as drogas que degeneram a humanidade.

CROMOTERAPIA- A cromoterapia usa as cores do espectro solar para equilibrar o ser humano e promover uma melhora na sua saúde integral. Seus princípios eram conhecidos no Antigo Egito, na Grécia, além da medicina tradicional chinesa e da medicina ayurvédica (indiana). Os princípios da terapia pelas cores presentes na medicina ayurvédica influenciaram muito a formação da cromoterapia ocidental moderna.

As sete cores do espectro solar (as mesmas do arco-íris e dos sete chakras principais), correspondem aos princípios da constituição do ser humano. Quando eles se encontram equilibrados entre si, sem a predominância de um e a falta de outro, o ser humano também se encontra equilibrado em todos os seus níveis de existência – físico/energético, emocional, mental e espiritual. Porém, quando há desequilíbrio entre estes princípios, nós nos desequilibramos em um ou mais níveis de nossa existência.
A cromoterapia pode corrigir ou prevenir estes desequilíbrios, favorecendo maior qualidade de vida e mais saúde para cada um de nós. Pode ser utilizada, sem problemas, como tratamento complementar à medicina convencional, não interferindo na ação das prescrições de seu médico. Ou, como terapia preventiva, para manter o equilíbrio energético interno.

Em um atendimento, o cromoterapeuta analisa individualmente o caso de cada cliente e estabelece um tratamento personalizado. Na entrevista inicial, são levados em consideração os motivos que levam o cliente a procurar a cromoterapia (seja uma doença ou outro motivo), seu tipo psicológico, entre outras informações. Também é realizada uma análise energética do cliente – complementar ao diagnóstico médico -, a fim de descobrir o tipo de desequilíbrio com o qual se está lidando e as melhores cores para corrigi-lo, além de como utilizá-las.


ACUPUNTURA AURICULAR- É o estimulo de pontos da parte interna e externa das orelhas para o tratamento de muitas enfermidades. Alguns deles servem para promover o relaxamento e o sono.


Pavilhão Auricular

O pavilhão auricular e composto por um tecido de cartilagem elástica, alguns tecidos adiposos e linfáticos e é recoberto pela cútis. Na região da hipoderme há uma rede rica em nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.
Relações Fisiológicas
Existem relações fisiológicas entre o pavilhão auricular e diversas partes do corpo. Quando um órgão, ou parte do corpo, apresenta alguma alteração, surgirá uma alteração de sensibilidade ou de eletro condutibilidade em determinado ponto reflexo do pavilhão auricular.

Como se identificam os pontos?
São mais de cem pontos de estimulo a órgãos, membros e funções. Sua localização é baseada no mapa de pontos criado ao longo dos séculos.
Além do mapa, o terapeuta orienta-se também pela sensibilidade na pesquisa local, pressionando os pontos e por quaisquer alterações da superfície da orelha, como descamação e cor da pele

Como são estimulados?
Os pontos podem ser estimulados com agulhas normais de acupuntura, agulhas semipermanentes de 1,0 a 2,0mm de comprimento, que podem ficar na orelha de 01 até 07dias. Podem ser também estimulados com sementes de mostarda coladas com micropore (esparadrapo transparente).
Como funciona?    
De acordo com os livros antigos de Medicina Tradicional Chinesa – MTC, existem ramos dos meridianos do corpo conectados às orelhas. Desta forma, ao serem estimulados os meridianos do corpo também são acionados.
 Quais doenças podem ser tratadas?
Basicamente todas que a acupuntura sistêmica pode tratar. Entre elas mal funcionamento dos órgãos, problemas osteomusculares, inflamações, infecções e alergias. Existem pontos que auxiliam efetivamente na hipertensão, ansiedade, afecções das articulações e da pele, enxaqueca e TPM.
Existem combinações de pontos auriculares muito úteis para tratar TABAGISMO, OBESIDADE, ALCOOLISMO E OUTRAS DROGAS.
O que é Massoterapia? 
Massoterapia é o conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou acessoriamente com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo com a finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva. A massoterapia além de utilizar da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode realizar movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio.
Quais são as aplicações da massoterapia?
 A massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sangüínea. Além disso, a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo.
Massoterapia ainda tem aplicação na prevenção de distensões e lesões, que podem acontecer por causa excesso de tensão.A massagem também pode melhorar o humor das pessoas,  aliviar o estresse e fazer com que os clientes sintam-se mais relaxados. Porém, você deve ter cuidado com afirmações de aplicações milagrosas da massoterapia. Apesar de promover benefícios à saúde, não há nenhum fundamento científico que sustente que a massoterapia possa curar doenças. A massagem também não aumenta diretamente a força muscular, embora seja eficiente na recuperação da fadiga após exercícios físicos vigorosos.
Tocar
Tocar é definido como “ação, ou um ato de sentir alguma coisa com a mão etc.”. O termo operacional é sentir. Embora o tato não seja em si uma emoção, seus elementos sensoriais induzem alterações neuronais, glandulares, musculares e mentais que, combinadas, denominamos emoção. Disto decorre que o tato não é sentido como uma simples modalidade física, como sensação, mas também, efetivamente, como emoção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ PROMOVE MAIS UMA AÇÃO SOCIAL

Pacientes do Caps AD são atendidos com terapias integrativas

Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana