domingo, 15 de agosto de 2010

O QUE É CROMOTERAPIA?

A palavra “cromoterapia” vem do grego “kromos”, cor e “terapheia”, tratamento. A Cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio do indivíduo. Ela restaura e regenera o equilíbrio bioenergético dos campos eletromagnéticos através do uso das cores do espectro solar.

Cromoterapia é o tratamento que se faz nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, utilizando a energia luminosa colorida, para restabelecer o equilíbrio dos chakras e do campo bioenergético dos animais humanos, dos animais não humanos e das plantas.

O ser vivente não é composto, apenas, pelo corpo físico, pois já foi constatado, através da bioeletrografia, que existe um campo eletromagnético que envolve o corpo. Esse campo foi chamado, durante muito tempo, de “aura”, por escolas místicas.

Atualmente, é campo psicobioeletroenergético, ou campo bioplasmático, ou bioeletrografia. Em 1985, o Dr. Konstantin Korotkov, PhD em Física, na Rússia, chegou à conclusão de que o halo luminoso que aparece em torno dos corpos, em um bioeletrograma, nada mais é do que a visualização da ionização dos gases e/ou vapores, emanados por qualquer corpo, ionização essa produzida pela descarga da alta voltagem das placas das máquinas.

Na Teoria Quântica, é conhecido como “campo morfogenético” – conceito elaborado pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake (1942-): o campo mórfico ou morfogenético funciona como um campo magnético, através do qual são transportadas as informações da luz para as células, para o DNA e para o próprio corpo. Como receptores de rádio, cada parte do corpo interpreta as informações segundo suas funções.

Tudo que tiver uma estrutura atômica possui um campo eletromagnético: animais, humanos, plantas, objetos, etc..

Não existe registro histórico sobre a Cromoterapia – porém, povos antigos praticavam a terapia das cores. A energia do sol era utilizada pelos egípcios, hindus, chineses e gregos, vários séculos antes de nossa era: uso entre os egípcios (3000 a.C.) – o deus Thot era considerado o mestre das cores. Os egípcios possuiam templos de cura baseados no uso da luz solar, associados a complementos coloridos, e banhos de sol de acordo ao estado da pessoa e às estações do ano; na Índia (3000 a.C.) através da Medicina Ayurvédica. Os hindus cultivavam Surya, o Deus-Sol, e segundo os hindus, o Prana (energia vital) está contido no ar; na China (2700 a.C.), com a Medicina Tradicional Chinesa.

Segundo os chineses, a cor é o que define a existência das coisas para cada indivíduo – e, é a primeira porta para o mundo; na Grécia (500 a.C.) através da helioterapia, que era a terapia pelos raios solares . Os gregos veneravam o Deus Hélio (o sol), considerado como “o olho do mundo”, aquele que tudo vê.

Pitágoras (582 a.C.- 497 a.C.)descobriu que as notas musicais possuem a vibração correspondente aos comprimentos de onda das cores do espectro solar: lá=violeta, si=índigo, dó=azul, ré=verde, mi=amarelo, fá=laranja e sol=vermelho.

Atualmente, a Cromoterapia vem ganhando muita popularidade. A cor é utilizada para tratar e ajudar pessoas doentes e estressadas. O corpo absorve a energia das cores pela vibração que elas emitem.

Todos os seres possuem freqüências características de vibrações;

Todos os órgãos possuem freqüências características de vibrações;

“Doença” é uma mudança de freqüência – aumento ou diminuição da vibração provocada por um fator químico, mecânico ou térmico;

A aplicação da freqüência correta transformará a função alterada;

As células escolhem, seletivamente, as vibrações benéficas, bem como rejeitam os raios e as vibrações desnecessários;

A cor “errada” ou o tipo errado de alimento, tende a alterar a freqüência do campo de força eletromagnética da célula, e essa força interage com o campo de força mais amplo do órgão, que por sua vez afeta o sistema e este reage sobre o campo de força total do corpo;

A cor, sendo vibração pura, trata as desordens energéticas.

A Cromoterapia consta da relação das principais Terapias Alternativas ou Complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da “World Health Organization - OMS”, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

Autora: Dra. Martha Follain – CRT 21524

Sites: www.floraisecia.com.br e www.santaignorancia.rg.com.br

Um comentário:

  1. Gostaria muito de saber como aplicar a Cromoterapia no meu irmão que está com três tumores em locais diferentes do corpo,o rim,o fígado e a coluna lombar.Alguém sábio pode me explicar?

    ResponderExcluir