Médico afirma em seminário: Quem tem uma crença pode reduzir a possibilidade de ficar doente


Ney Silva


Apesar de não haver um consenso a saúde não pode mais ser vista apenas do ponto de vista biológico, psicológico e social como estabelece a OMS-Organização Mundial da Saúde. É o que afirma o vice-presidente da Associação de Medicina e Espiritismo do Brasil, o psiquiatra Roberto Lúcio Vieira de Sousa.


Ele esteve neste final de semana em Feira de Santana juntamente com o médico homeopata Andrei Moreira para ministrar o seminário Saúde e Espiritismo promovido pelo CRE-03 (Conselho Regional Espírita). O evento foi realizado no auditório da Seef ( Sociedade de Estudos Espíritas Feirenses), no bairro Ponto Central.
Roberto Lúcio que também é diretor clínico do Hospital Espírita André Luiz em Belo Horizonte e co-autor de livros que abordam os aspectos das doenças físicas e espirituais, apresentou no seminário temas  contidos nos livros " Porque Adoecemos e  "doenças ou transtornos espirituais?"


Explica o doutor Roberto que existem vários trabalhos em todo o planeta que mostram que as pessoas com uma uma vida religiosa tem possibilidade de adoecerem três vezes menos do que aquelas que não tem uma crença. " Essas pessoas quando adoecem tem uma tendência a melhorarem cinco vezes mais rápido do que aquelas que não tem uma crença religiosa", afirmou.


Questionado sobre que ações podem melhorar efetivamente a vida das pessoas além da prática religiosa, Roberto Lúcio disse que quem está sintonizado com Deus, buscando o seu bem-estar e  o da sua comunidade, o trabalho do bem voltado para ética, caridade e amor tem uma condição de saúde melhor.


O médico esclarece ainda que a saúde do ponto de vista espírita tendo como base o que informa o espírito de Josef Gleber, se caracteriza pela real conexão criatura-criador. Já o espírito de Emanuel através da mediunidade de Chico Xavier informa que saúde é a perfeita harmonia da alma.
O médico Andrei Moreira que é presidente da Associação de Medicina e Espiritismo de Minas Gerais, autor do livro " Cura e Auto-Cura uma visão médico espirita" e co-autor do livro " O Homem Sadio", realizou o seminário baseando-se na proposta 
contida em seu livro.


Ele concorda com a opinião do colega Roberto  Lúcio sobre a questão saúde versos doença. " A gente não pode se basear na cura apenas nas questões físicas. É preciso entender que o corpo não é como um carro que troca-se uma peça estragada. " afirma.


Segundo Andrei, o corpo é como se fosse uma televisão mostrando em sinais e sintomas o que se passa na alma. Além disso, diz o especialista,  de que a forma como nós conduzimos nossos pensamentos, sentimentos e o nosso próprio comportamento vai determinar a nossa situação de saúde.


Ele acha que sem uma mudança de atitude e uma abertura de consciência sobre quais atitudes ferem as leis divinas, do amor e sem entendermos quais comportamentos e sentimentos estão em desequilíbrio fica difícil ter saúde.


Sobre o uso de medicamentos, Andrei Moreira destaca que mesmo eles tendo efeitos colaterais são bençãos de misericórdia do criador para que se possa aliviar  sofrimentos. " Mas não pode ficar só nisso porque senão é como se déssemos uma mão de tinta em parede morfada", afirmou. Nesse situação diz o médico, o problema do morfo vai ser resolvido mas a infiltração continua e a questão não será solucionada.


Ele defende que  além do medicamento é necessário se fazer um movimento de auto conhecimento e auto descoberta com duas questões relevantes. Porque eu vivo com essa doença e para quê eu vivo com ela.


O porque serve para se descobrir como a doença se construiu na vida. Nessa abordagem se inclui atitudes, comportamentos e circunstâncias que geraram a enfermidade. Já o para quê tem a finalidade da pessoa descobrir qual é o objetivo evolutivo da doença.
Integrante da coordenação da Seef, Maura Lúcia Santos Silva estava muito feliz com a participação do público no seminário. " Esse tema saúde e espiritismo é muito discutido pelo momento que a humanidade atravessa", disse.


Ela destaca que a promoção de seminários é tarefa do CRE-03 e da casa espírita." O conselho promove a união das casas e quando realizamos esses eventos estamos em acordo com as demais instituições", afirmou.
Durante o seminário realizado na tarde de sábado (15) e na manhã de domingo (16) foram vendidos livros e DVDs dos dois médicos. A procura foi tão grande que o público preencheu uma lista de pedidos. O livro e o DVD " Cura e Auto Cura" de Andrei Moreira foi um dos mais procurados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ PROMOVE MAIS UMA AÇÃO SOCIAL

Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana

Pacientes do Caps AD são atendidos com terapias integrativas